Dom Quixote
Programa
Ballet Clássico de Repertório “ Dom Quixote”
A Cia Paulista de Dança, sob Direção Artística de Adriana Assaf trás para vocês mais um grande espetáculo de Ballet Clássico, em três atos baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes.
Estréia: 26 de dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi pelo Ballet Imperial.
Coreografia: Marius Petipa e Alexander Gorsky. Música: Ludwig Minkus.
Release:
Atualmente falar de sonho, ou pensar em sonhar, tornou-se um ato heroico. Na idade média, ato heroico era salvar moças indefesas juntamente com seu cavalo e um fiel escudeiro. Nas cavalarias e Grandes Cruzadas, era heroico salvar o outro sem ganhar nada em troca, apenas uma cama e um prato de comida em alguma estalagem. Disso trata o livro de Miguel de Cervantes “Dom Quixote de La Mancha, O Cavaleiro da Triste Figura”, um romance dividido em duas partes, escrito em 1605. No livro, o autor parodia os romances de cavalaria –muito populares nos anos anteriores, e já em declínio em sua época- através da figura de Dom Quixote, um fidalgo idoso que enlouquece depois de tanto ler livros de cavalaria e começa a acreditar ser um grande e poderoso Cavaleiro Andante. Quixote, como todo cavaleiro, sai em busca de aventuras com seu cavalo Rocinante e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ambos, aos olhos lúcidos, incapazes de lutar.
O ballet Dom Quixote, coreografado por Marius Petipa e Alexander Gorsky com música de Ludwig Minkus estreia em 1869 no Teatro Bolshoi do Ballet Imperial. A dança traz consigo não só o peso artístico do ballet de repertório que relembra as cortes francesas, como também uma adaptação singela da história do nosso herói nos palcos. Neste espetáculo, a alegria espanhola ocupa o lugar da classe e seriedade do ballet clássico. Historicamente, este ballet é tão importante quanto o livro, pois quebrou os padrões da técnica de sua época e possibilitou que os bailarinos pudessem mostrar sua capacidade de interpretação e usar sua sensualidade.
História:
Dom Quixote, ballet em três atos baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes.
Prólogo: Levado pela visão de dulcinéia, Dom Quixote começa sua aventura ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Panza.
Ato I: Sevilha. Kitri, a filha de Lorenzo, está apaixonada por Basílio, mas descobre que seu pai quer casá-la com Gamache, um nobre, dom quixote e Sancho Panza entram na vila, provocando grande comoção. Ao olhar para Kitri, Dom Quixote pensa que achou sua Dulcinéia. Movidos pela idéia do casamento arranjado, Kitri e Basílio, aconselhados por Espada e Mercedes, decidem seguir Com Quixote e Sancho Panza. Gamache e Lorenzo perseguem o casal.
Ato II – Cena 1: Acampamento cigano. Dom Quixote e Sancho Panza descobrem o casal fugitivo em um amigável ecampamento cigano. Todos estão inspirados pelo clima de romance da noite, A visão de Dulcinéia aparece novamente para Dom Quixote, que percebe que Kitri não pe sua idealizada, e que esta pertence a Basilio. De repente o vento ganha ímpeto. Dom Quixote então ataca os moinhos de vento, pensando que são gigantes ameaçando a segurança de Dulcinéia. Se sentindo miserável, cai em sono profundo.
Ato II – Cena 2: Dom Quixote tem um sonho encantado com belas moças, onde a imagem de Kitri simboliza Dulcinéia.
Ato II – Cena 3: É aurora, Lorenzo e gamache interrompem o sonho de Dom Quixote. Simpatizante do amor do jovem casal, Dom Quixote dá o caminho errado para os homens.
Ato II – Cena 4: A taberna. Finalmente descoberta, Kitri é forçada por Lorenzo a aceitar o casamento com Gamache. O frustado Basílio comete “suicídio”. Sem saber da farsa, Kitri implora que Dom Quixote convença Lorenzo a desposar o “cadáver”. Então Basílio “ ressuscita” e Kitri vai se arrumar para o casamento enquanto Dom Quixote e Basílio agradecem Lorenzo e Gamache por terem aceitado o inevitável.
Ato III: O casamento. A vila celebra o matrimônio. Dom Quixote congratula o casal, dá um caloroso adeus e continua suas aventuras.
Ficha Técnica:
Direção Artística – Adriana Assaf
Direção Executiva e Produção – Robson Luna
Coordenação Técnica: Larissa Luna
Remontagem: Adriana Assaf, José Perez e Paulo Vitor Rodrigues, Marcos Silva
Professor e Ensaiador: Adriana Assaf, José Perez, Larissa Luna, Marcos Silva e Paulo Vitor Rodrigues
Coordenação de Palco: Luciano Brandão, Rodrigo Cardoso, Igor Lopes
Iluminador: Venicio Alvarenga
Assistente ADM: Adriana Garofalo, Adriana Eiras
Atendimento / MKT Digital: Elisa Coluccini Kalau / Arte da Dança
Primeiros Bailarinos: Larissa Luna, Paulo Vitor Rodrigues e Marcos Silva
Solistas: Giovanna Gomes, Isis Antonelli, Livia Cassante ,Leonardo Almeida , Murillo Miron
Corpo de Baile: Cia Paulista de Dança
Figurinos: SD figurinos, Zize Pereira
Cenografia: Adilson Vieira e Carlos Berlamino
Som e Luz: Teatro J. Safra / Teatro Barueri – Praças das Artes
Fotografia: Renan Livi, Angel Produções, Cido Barbosa
Filmagem e Edição: VOX TV – Edy Santos / Jorge Rodrigues / Reflex Video
Realização: APDAA – Associação Paulista de Dança Adriana Assaf
Personagens:
Kitri – Larissa Luna e Isis Antonelli
Basílio – Marcos Silva e Paulo Vitor Rodrigues
Mercedes – Giovanna Gomes
Espada – Murillo Miron
Cupido – Bianca Berloffa
Cigana – Lívia Cassante
Cigano – Leonardo Almeida
Pai da Kitri – Fausto Ribeiro
Gamacho – Leandro Affonso
Don Quixote – Bruno Cayses
Sancho – Lucas Cardoso
Amigas de Kitri – Ana Júlia Alegretti, Amanda Carneiro, Luiza Toledo e Vitória Almeida
Rainha das driades – Giovanna Gomes e Amanda Carneiro
Participação especial da Escola Tecnica de Dança Adriana Assaf